sexta-feira, junho 04, 2010

Educação em Debate

Para o MEC, currículo mais atraente pode combater a evasão escolar

Plantão | Publicada em 02/06/2010 às 12h18m

O Globo

Comentários

RIO - Combater a evasão escolar é o principal desafio do Programa Ensino Médio Inovador do Ministério da Educação (mec), segundo afirmou nesta terça-feira em audiência na Câmara o diretor de orientações curriculares para a Educação Básica do MEC, Carlos Artexes. O programa tem o objetivo de tornar o currículo do ensino médio mais atraente para os jovens, incluindo disciplinas optativas e aulas práticas. A iniciativa já foi adotada por 357 escolas públicas, de 17 estados e do Distrito Federal.

Hoje, metade dos alunos matriculados não conclui os estudos. De acordo com Artexes, as próprias escolas elaboraram projetos inovadores que, depois de selecionados pelo MEC, receberam recursos do governo federal para serem colocados em prática. Cada escola deverá receber entre R$ 50 mil e R$ 120 mil, dependendo do número de alunos atendidos. Em 2009, foram destinados R$ 10 milhões ao programa e, neste ano a previsão orçamentária é de R$ 30 milhões.

Efeitos

Para o deputado Iran Barbosa (PT-SE), que sugeriu a realização da audiência na Comissão de Educação e Cultura, o programa, apesar de ser relevante, poderá não ter o efeito desejado se a participação de alunos, professores e da comunidade não for efetiva.

A ideia do MEC é que a experiência das 357 escolas incluídas no programa seja multiplicada. Hoje, o Brasil tem 8,3 milhões de alunos no ensino médio, matriculados em 24 mil escolas - sendo 17 mil públicas.

Um comentário:

  1. Eu proporia ao MEC ampliar este debate com uma pesquisa qualitativa do que os jovens gostariam de aprender nesta fase de sua vida e dai fazer uma reformulação curricular e formação continuada dos professores nesta nova orientação curricular.
    Além disso é necessario pensar e complemento de renda do jovens que necessitar, seja com vinvulação a frequencia e rendimento ou jovens aprendiz na industria, comercio e afins.

    ResponderExcluir